Você está na Meridional Praia da Costa

FECHAR

BUSCAR EM

Rede Meridional / Meridional Praia da Costa / Exercite-se, mas fuja de lesões

Exercite-se, mas fuja de lesões

Cuidados simples podem fazer a diferença para evitar que a prática de um esporte cause dores e outros transtornos

Em tempos de Olimpíadas e olhos vidrados nas competições, fica nítido o quanto a tão saudável prática de um esporte pode ser, ao mesmo tempo, sinônimo de impacto e lesões.

A regra vale para atletas profissionais, mas também e principalmente para amadores, que jogam bola, correm na praia, praticam exercício como forma de se divertir ou manter a saúde, sem o preparo dos que têm o esporte como profissão.

Para o ortopedista da Rede Meridional, Sebastião Macedo, é fundamental ter consciência sobre a importância de se adotar um comportamento preventivo, consciente e de respeito ao corpo e aos limites.

A primeira orientação é sempre buscar o suporte de um profissional para a prática do exercício e um médico para avaliar suas condições de saúde. Já praticando, não se deve esquecer do trinômio aquecer-alongar-descansar. “O aquecimento faz os músculos, tendões, ligamentos – e também coração e pulmões – se adaptarem ao esforço que vão realizar. Alongar-se relaxa a musculatura e dá flexibilidade. O descanso também é essencial. Trabalhar o mesmo grupo de músculos todos os dias não traz resultados mais rápidos”, afirma o especialista.

Há, no entanto, outras lesões como luxação (deslocamento de osso da articulação), câimbra (contração involuntária e dolorosa de algum músculo), lombalgia (dor na região lombar), bursite (inflamação de uma espécie de bolsa que age como amortecedor nas articulações), tendinite, contusão muscular (lesão aguda sem corte), distensão muscular (rompimento de fibras musculares devido a esforço); e até fraturas por estresse e esforço repetitivo.

Sebastião explica que, no caso das lesões mais comuns, o tratamento inicial recomendado, geralmente, são as compressas com gelo. Persistindo o quadro, a pessoa deve procurar um especialista para avaliar corretamente o problema. “O fundamental é ter em mente que, em caso de alguma dor persistente, deve-se procurar um médico. Não se deve se automedicar ou insistir na prática de exercício físico estando lesionado”, ressalta.