Você está na Meridional Vitória

FECHAR

BUSCAR EM

Rede Meridional / Meridional Vitória / Criança que passou por cirurgia inédita há um ano começa a dar os primeiros passos

Criança que passou por cirurgia inédita há um ano começa a dar os primeiros passos

No dia 30 de julho de 2020, Kauan Tesch, com 04 anos, passou por uma cirurgia no Meridional Cariacica com um método, na época inédito no Estado, chamado Ilizarov, para que tivesse a esperança de poder andar. O método, baseado na medicina regenerativa, era a esperança para que a criança desse seus primeiros passos. Agora, pouco mais de um ano depois dessa cirurgia, a esperança começa a se tornar realidade.

Com um problema congênito, chamado artrogripose, que provoca má formação nas articulações, Kauan já teve diversas fraturas nos braços e pernas, sendo a primeira delas quando ainda tinha apenas duas semanas de vida, segundo Diego Sant Anna Faria, ortopedista da Rede Meridional, responsável pela cirurgia. “Kauan nasceu com uma má formação nos membros inferiores que se agravou por uma infecção nos ossos, o que o impedia de permanecer de pé e caminhar, o forçando a se locomover ajoelhado ao chão”, explica o cirurgião.

O ortopedista acrescenta que a criança passou por acompanhamento multidisciplinar, que envolve o tratamento cirúrgico para correção de deformidade congênita pelo método de Ilizarov, baseado em alongamento ósseo gradual e controlado através de fixadores externos. “Apesar do procedimento não ser novo, era bem pouco conhecido no Estado”, conta Diego.

Hoje, Kauan já consegue se colocar de pé e está aprendendo a andar, dando seus primeiros passos em conjunto com a fisioterapia. “Ele está em reabilitação física, vendo o mundo por outros olhos. Graças à equipe de fisioterapia, há grande chance dele chegar à idade adulta com uma marcha de andado próxima ao normal”, comemora o médico.

O método de Ilizarov, utilizado pela primeira vez no Estado em Kauan, consiste em reconstituir os membros, colocando um aparelho fixador externo circular, que passa por regulagens através de mecanismo de motores e dobradiças.

O menino teve um encontro marcado com sua equipe médica no dia 11/10, véspera de seu aniversário e do Dia das Crianças, no Meridional Cariacica, para comemorar seu progresso. A equipe o recebeu com festa e um presente especial.