Você está na Rede

FECHAR

BUSCAR EM

Rede Meridional / Rede Meridional realiza cirurgia inédita para retirada de tumor no rim com uso da Robótica

Rede Meridional realiza cirurgia inédita para retirada de tumor no rim com uso da Robótica

O Meridional Cariacica realizou, pela primeira vez no Estado, uma nefrectomia parcial utilizando o equipamento Ultrassom BK5000. O procedimento consiste em remover parte do órgão por cirurgia robótica guiada por ultrassom intraoperatório.

O novo procedimento consegue delimitar tumores intrarrenais que não estão na superfície do rim, ou seja, não são visualizados mesmo após a dissecção completa do órgão. Então, com o auxílio do ultrassom, há a possibilidade de delimitar com segurança a área a ser ressacada e evitar a remoção completa do rim.

O urologista da Rede Meridional, Leandro Leal, afirma que esse método de abordagem cirúrgica conta com diversos benefícios para os pacientes. “A utilização do Ultrassom traz maior segurança tanto para o médico quanto para o paciente, preserva os órgãos na retirada de tumores, minimizando o risco de insuficiência renal crônica, hemodiálise e transplante. Além disso, melhora o tempo de recuperação. A cirurgia é feita com mínima intervenção e pequenos cortes para acesso.” Ressalta o cirurgião.

No caso do procedimento realizado, a utilização do equipamento de ultrassom intraoperatório, em conjunto com o robô Da Vinci, forneceu maior precisão e assertividade na localização dos tumores pequenos e de difícil acesso a serem removidos, evitando a perda desnecessária de parte do tecido do órgão, maior controle cirúrgico e diminuição do tempo de procedimento.

Saiba mais

O equipamento utilizado pela primeira vez no Estado foi o Ultrassom BK5000, que possui transdutor robótico exclusivo para ser utilizado no Sistema de Cirurgia Robótica Da Vinci Xi, fornecendo imagens de ultrassom em tempo real do órgão que está sendo operado no console do cirurgião que comanda os braços robóticos.

O diferencial do uso da robótica é a realização do procedimento minimamente invasivo e com maior precisão na manipulação dos instrumentos utilizados com foco no campo de visão fornecido pelo equipamento com a microcâmera.