Você está na Meridional Praia da Costa

FECHAR

BUSCAR EM

Rede Meridional / Meridional Praia da Costa / Hospital se torna primeiro Centro de Habilitação em Cirurgias Robóticas do Espírito Santo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC

Hospital se torna primeiro Centro de Habilitação em Cirurgias Robóticas do Espírito Santo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC

O Centro de Treinamento em Cirurgia Robótica do Meridional Cariacica foi aprovado como o primeiro Centro de Habilitação em Cirurgias Robóticas do Espírito Santo, apto a formar e especializar cirurgiões do Estado e do Brasil. O reconhecimento e credenciamento foram feitos pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), maior entidade de cirurgiões da América Latina.

O local foi vistoriado pelo médico Leandro Totti, membro da Comissão de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica do CBC. De acordo com o cirurgião e coordenador da Residência Médica de Cirurgia Geral do Meridional Cariacica, Gustavo Peixoto, isso significa, na prática, que o hospital tem um time de tutores locais e um centro formador local de cirurgiões robóticos aptos a emitir certificado de habilitação chancelado pelo CBC.

“Este reconhecimento abre um leque ainda maior de possibilidades para todos os cirurgiões do Espírito Santo que têm interesse em se habilitar na cirurgia robótica e já começa, também, a receber cirurgiões de outros Estados”, explicou Peixoto.

Cirurgia Robótica

A utilização da tecnologia de cirurgia robótica traz segurança e vantagens tanto para o paciente quanto para o cirurgião. O uso do sistema de cirurgia Da Vinci Xi Surgical System permite ao cirurgião visualizar a área operatória com alta resolução, e a utilização de braços cirúrgicos de um centímetro de diâmetro minimiza as incisões cirúrgicas, diminuindo as dores, acelerando a recuperação e o retorno às atividades diárias do paciente. Esse processo permite menos contato entre o tecido inferior interior exposto e o texto dispositivo cirúrgico, reduzindo bastante o risco de infecção pós-operatório.

O Meridional foi o primeiro a realizar uma cirurgia bariátrica no Estado com cirurgia robótica, além de ser pioneiro também em hepatectomia (cirurgia do fígado), colectomia (intestino), histerectomia (retirada do útero), herniorrafia (de hérnia), e outras operações complexas utilizando o método.