Você está na Hospital São Luiz

FECHAR

BUSCAR EM

Rede Meridional / Hospital São Luiz / Câncer de ovário: uma doença silenciosa que precisa de atenção

Câncer de ovário: uma doença silenciosa que precisa de atenção

Entre todos os tipos de câncer que afetam as mulheres, o de ovário é um dos mais letais

O câncer de ovário é uma doença séria e silenciosa. Cerca de 250 mil mulheres são diagnosticadas com este mal todos os anos. Infelizmente, muitas vezes esse diagnóstico é feito em fase tardia, dificultando as chances de cura da paciente.

De acordo com Camila de Oliveira, oncologista clínica da Rede Meridional, tal visibilidade é extremamente importante, pois, entre todos os tipos de cânceres que afetam as mulheres, o de ovário é um dos mais letais. Isso porque cerca de 75% dos casos somente são diagnosticados em estágio avançado, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

“Infelizmente, ainda não temos um exame específico na detecção do câncer de ovário e nem uma maneira de evitar totalmente a doença. Por outro lado, existem alguns fatores que ajudam a diminuir o risco. Agora que estamos tão perto do Dia das Mães e pelo amor que temos pelas mulheres mais importantes das nossas vidas, é fundamental darmos esse alerta sobre o tumor de ovário. O conhecimento é nossa melhor arma e, sim, a informação pode nos ajudar a salvar vidas”, alerta a médica.

Fatores que ajudam a diminuir o risco de câncer de ovário

É importante conversar com seu médico para saber quais são seus riscos pessoais. Se você tem uma predisposição genética para a doença, o profissional pode recomendar que você faça alguns exames regularmente como estratégia de prevenção. De qualquer forma, há alguns fatores que podem ajudar a não desenvolver o câncer de ovário:

• Estilo de vida saudável – seguir uma dieta rica em frutas e vegetais pode diminuir o risco de câncer de ovário. Assim como praticar exercícios físicos regularmente. Mas, se ainda não é adepta, vá antes ao seu médico para checar se você tem algum tipo de restrição.

 Gravidez – existem evidências de que ter filhos reduz o risco de câncer de ovário. Quanto mais gestações uma mulher teve, menor será o seu risco.

• Amamentação – segundo estudos, mulheres que amamentaram têm um menor risco de contrair câncer de ovário em comparação com as mulheres que nunca amamentaram. O risco foi menor em mulheres que amamentaram por mais tempo.

Fatores que aumentam o risco de câncer de ovário

Por outro lado, é importante saber que também existem fatores que podem aumentar as suas chances de ter câncer de ovário. Alguns deles você pode mudar, como fumar e estar acima do peso. Mas, há outros que não podem ser mudados:

•          Idade (o risco aumenta após a menopausa); •          Genes defeituosos hereditários (BRCA1 e BRCA2, os mesmos para o câncer de mama).