Você está na Meridional São Mateus

FECHAR

BUSCAR EM

Rede Meridional / Meridional São Mateus / Conheça sobre o Diabetes mellitus

Conheça sobre o Diabetes mellitus

O Diabetes mellitus é uma doença prevalente na população. Atualmente, ela atinge cerca de 387 milhões de pessoas no mundo. Cerca de 12 milhões apenas no Brasil. Trata-se, portanto, de uma epidemia que atinge faixas etárias cada vez mais jovens, e apresenta várias causas, como o envelhecimento da população, a urbanização, o aumento da obesidade e o sedentarismo.

Em especial, o diabetes mellitus tipo 2, que é a forma mais comum da doença e que está diretamente relacionada aos nossos hábitos, pode ser evitado com uma adequação do nosso estilo de vida.

Devem estar atentas ao diabetes tipo 2 as pessoas com idade igual ou maior do que 45 anos, aquelas com pré-diabetes (glicose alterada em jejum ou tolerância reduzida à glicose), as obesas ou com sobrepeso, as hipertensas e com alterações de colesterol e/ou triglicerídeos.

Não podemos esquecer ainda que indivíduos com história familiar de diabetes ou que fazem uso frequente de glicocorticoides precisam estar vigilantes. Mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) e com histórico de diabetes gestacional também precisam de uma atenção especial.

Algumas mudanças em nossos hábitos contribuem para a prevenção da diabetes tipo 2:

1- Dieta saudável: consiste em uma alimentação equilibrada, rica em grãos, vegetais, frutas, óleos vegetais, laticínios e carnes magras. Esse tipo de dieta auxilia no controle do peso e na redução dos níveis de glicose no sangue. Evitar açúcar refinado, alimentos industrializados, álcool em excesso e carnes gordurosas, por sua vez, reduz o risco de desenvolver diabetes.

2- Atividade física: caminhadas vigorosas que contabilizem 150 minutos por semana promovem melhora na ação da insulina, auxiliam no controle do peso e têm impacto positivo na saúde cardiovascular.

3- Controle de peso: estudos comprovam que reduzir de 4 a 7% do peso corporal diminui o risco de ter diabetes. A obesidade, por sua vez, aumenta de 20 a 40 vezes o risco da doença.

4- Interrupção do tabagismo: o cigarro está associado a um aumento de gordura abdominal, redução do HDL-colesterol (bom colesterol) e piora na função da insulina.

5- Vida ativa: evitar exposição à televisão e a jogos eletrônicos por período maior do que duas horas por dia e reduzir o tempo sentado no trabalho são medidas que auxiliam no combate ao sedentarismo. É aconselhável que crianças e adolescentes pratiquem atividades físicas durante uma hora diariamente.

6- Saúde psicológica: promover o bem-estar emocional, como forma de auxiliar a saúde física.

Uma vez desenvolvido, o diabetes é crônico e sem cura, mas a adoção dos hábitos apresentados acima evita ou retarda o surgimento desta doença, que é a maior causadora de mortes cardiovasculares e cerebrovasculares no mundo.

Dr. Wagner Mendonca Cassoli
Endocrinologia