Você está na Rede

FECHAR

BUSCAR EM

Rede Meridional / Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Depois das mulheres com o outubro rosa, chegou a vez deles cuidarem da saúde

A campanha Novembro Azul começa hoje (01), marcando mais um mês de alerta para a conscientização e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O objetivo da campanha é de, nos próximos 30 dias, conscientizar o público masculino sobre a doença, com ênfase no diagnóstico em sua fase inicial.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), aponta os tumores na próstata como o segundo tipo mais comum em homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Estima-se, ainda, que a cada três anos surjam 65.840 novos casos da doença. Já a Sociedade Brasileira de Urologia informa, só no ano passado, foram registradas, no Brasil, 44 mortes por dia causadas pelo câncer de próstata.

O alerta é mais do que importante. Segundo o médico urologista da Rede meridional, Carlos Chagas, o câncer de próstata se manifesta na glândula do sistema reprodutor masculino e se diagnosticado precocemente, tem mais de 90 por cento de cura. A doença é silenciosa e quando surgem os primeiros sintomas, a maioria dos tumores já está em fase avançada.

Carlos Chagas, reforça que a campanha Novembro Azul é essencial para lembrar aos homens que o exame preventivo, indicado a partir dos 50 anos, ajuda a salvar muitas vidas. “Mas, importante, os homens com fatores de risco, devem começar a fazer o exame aos 45 anos”, alerta. Os principais fatores de riscos são histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), raça (homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer) e obesidade.

O médico lamenta que o machismo ainda seja um dos principais motivos da resistência dos homens ao exame de toque retal, importante para o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de próstata. Carlos Chagas, alerta que o exame permite ao médico identificar se há alteração da glândula prostática, como endurecimento e presença de nódulos.

O diagnóstico surge com a somatória de outros exames. Além do toque retal, o paciente deve se submeter ao exame de sangue, que é o PSA (Antígeno Prostático Específico) e a biópsia. Constatada a presença da doença, é indicado o tratamento mais eficaz para cada caso. O que será levado em conta para a escolha do melhor método é o estado de saúde do paciente, a evolução do tumor e a expectativa de vida. Se identificado tumor de baixa agressividade, é indicada a vigilância ativa fazendo monitoramento periódico para acompanhar a doença.

Tratamento e cura

Muitos já sabem que o Novembro Azul é o mês de conscientização do homem, de falar para ele sobre a importância de cuidar da própria saúde, com foco nos tumores na próstata, mas, segundo o urologista neste período, deve-se ficar atento a outras doenças, como câncer de pênis, câncer de bexiga, câncer de rim, infecções urinárias, cálculos urinários, infertilidade e impotência sexual. Isso porque todas essas patologias, se tratadas na fase inicial, têm grandes chances de cura.

Várias são as opções do tratamento de câncer der próstata: a vigilância ativa, a radioterapia, uso de hormônios e a cirurgia.

O paciente Ideraldo Pereira Luz foi um dos casos que tiveram o acompanhamento do urologista Carlos Chagas. “Descobri a doença no ano passado, aos 60 anos, e foi muito doloroso aceitar que tinha câncer de próstata”, revela.

Ideraldo sempre se cuidou e fazia acompanhamento médico há mais de dez anos. Ele era assintomático, mas apresentou PSA alterado. Devido a isso, foi feita a biópsia da próstata e constatada a presença do tumor maligno. O paciente foi operado há cinco meses, por cirurgia laparoscópica. “Foi uma cirurgia sem intercorrências. Hoje, ele está bem em relação ao controle do tumor e vai seguir com acompanhamento médico periódico”, diz o médico.