Você está na Rede

FECHAR

BUSCAR EM

Rede Meridional / Seja um multiplicadoador de órgãos

Seja um multiplicadoador de órgãos

Rede Meridional, promove ações que destacam a Doação de Órgãos e tecidos

Você sabia que só uma pessoa pode ajudar até 15 pessoas? Através da doação de órgãos e tecidos é possível. Por isso, o mês de setembro é dedicado à conscientização da Doação de Órgãos, também conhecido como “setembro verde”, é uma oportunidade para sensibilizar as pessoas, mostrando o quanto um gesto de amor pode ajudar vidas.

A Rede Meridional através da campanha Seja um Multiplicadoador, promove ações que ajudará as famílias a compreenderem que este é um gesto de altruísmo e generosidade imensurável.

Segundo a enfermeira Nathiely da Silva Belo, membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) a concretização do processo de doação só é possível com a compreensão e solidariedade dos familiares, responsáveis por autorizar o procedimento nos pacientes que receberam o diagnóstico de morte encefálica. “A comissão é formada por uma equipe multiprofissional da área de saúde. Buscamos ser os facilitadores do processo, desde a identificação da possível morte encefálica até a conclusão com a entrega do corpo para a família. Mas, a decisão do sim para a doação não é da equipe médica, a resposta é da família”, pontua.

Dados transplantes na Rede Meridional

Referência nesse tipo de procedimento, desde 2003 a Rede Meridional já realizou mais de 1349 transplantes. Os órgãos doados destinam-se à para pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em uma lista de espera uni­ficada e informatizada, em uma mesma base de dados. Sendo 838 de rins, 427 de fígado e 84 corações.

*Dados acumulativos desde 2003

Mitos e Verdades sobre Doação de Órgãos

Dar uma resposta positiva para a doação de órgãos, remete a um ato de amor para com o próximo e uma chance de recomeçar a vida. Um único doador de órgãos e tecidos pode bene­ficiar pelo menos quinze pessoas que aguardam por um transplante de órgão ou tecido.

De acordo com Nathiely, a falta de informação e o preconceito ainda são fatores que limitam o número de doações, o que impede que muitas vidas sejam ajudadas. “Devido aos mitos sobre os processos dos transplantes e das doações, muitas famílias não compreendem a importância da doação e por isso, precisamos esclarecer e sanar as dúvidas possíveis”, esclarece.

Separamos alguns mitos e verdades sobre a Doação de Órgãos:

01: Após a doação de órgãos o corpo precisa ser sepultado em caixão lacrado.

MITO. O corpo pode ser velado ou cremado normalmente e não precisa de nenhum preparo especial a não ser que seja levado a lugares mais distantes, como outras cidades, estados ou países.

02:A família paga pela doação.

MITO. A família do doador não paga nada e tampouco recebe qualquer pagamento pela doação. A doação é um ato humanitário que pode benefi­ciar qualquer pessoa.

03: Idosos ou pessoas que já tenham tido alguma doença não podem ser doadores.

MITO. Qualquer pessoa pode ser um potencial doador de órgãos. O que determina a possibilidade de transplante dos órgãos ou tecidos é a condição de saúde atual que se encontram. Na ocasião da morte, a equipe médica fará uma avaliação do seu histórico médico e de seus órgãos.

04: Quem recebe um órgão de uma pessoa NÃO passa a se comportar como o falecido.

VERDADE. O órgão não tem nenhuma característica estética ou emocional do doador. A pessoa que recebe um órgão terá apenas a melhoria da sua qualidade de vida.